Moradia na Austrália


Depois de traçado o plano de vir para Austrália, uma das primeiras coisas que quem se muda pra cá é decidir onde morar.

Aqui na Austrália o sistema imobiliário funciona um pouco diferente do Brasil, então hoje vou dividir com vocês um pouco das minhas experiencias nesse quesito.

Existem diversas opções e tudo vai depender muito de quanto você pode/quer gastar, se quer alugar um imóvel, alugar apenas um quarto por conta própria, ou morar em uma homestay.

Como tudo na vida, cada opção tem seu prós e contras. Vamos lá então:

Homestay

Na primeira vez que vim pra Austrália em 2013, como vim sozinha e era mais nova optei por morar os primeiros meses aqui em uma casa de família (homestay), porque:

- Eu ainda não falava muito bem inglês e queria interagir o máximo possível com pessoas que falassem bem a língua (uma opinião pessoal, acho que se você gastou uma grana pra vir pra cá, em passagens, moradia, curso e etc. - aprender a falar bem inglês deve ser sua prioridade)

- Eu não conhecia NADA da Austrália, vim sozinha pra cá, então achei melhor ficar de 1 a 2 meses em uma homestay para conhecer mais os bairros da cidade e onde ficavam os transportes públicos.

Os prós dessa escolha:

- Aprendi muito mais sobre a cultura australiana
- Aprendi a falar e escutar melhor inglês
- Me senti mais segura

Contras:

- Como eu já tinha 25 anos, me irritou um pouco eles repararem se eu dormia fora ou não, por exemplo. 
- Custou um pouco mais caro que se eu tivesse alugado um quarto na casa de aluguel

Valores: Por volta de 250 dólares australianos por semana 

Dividir apartamento/casa

Depois de já ter me ambientado com a cidade e ter conhecido os bairros, como boa brasileira, quis morar perto da praia rs

Na época, procurei no https://www.gumtree.com.au/ por "flatshare&homeshare", selecionei o bairro que eu queria morar e fui visitar as casas e apartamentos. Hoje em dia já existem outros sites, como o https://flatmates.com.au/ (já ouvi muitos comentários positivos sobre esse site) - tem ainda o https://www.airbnb.com.br/

No meu caso, eu escolhi alugar um quarto na casa de uma mulher inglesa que já morava na Austrália fazia uns 15 anos (outra dica: se você veio pra cá, com verdadeiras intenções de aprender mais a língua inglesa, não se iluda morando com outros brasileiros - eu sei que é mais legal, mais fácil, mas as oportunidades de praticar o inglês diminuem - como eu disse, é só uma dica - livre arbítrio tai na vida pra ser usado :) )

Prós:

- Gastei menos com moradia e sobrou mais dinheiro para as minhas viagens rs
- Pratiquei inglês diariamente com uma nativa da língua
- Tive muito mais privacidade (aluguei um quarto só pra mim) e liberdade

Contras:

- Nenhum contra, no meu caso.

Valores: Eles podem variar bastante, dependendo da localização - você pode encontrar quartos (eles na maioria já são mobiliados) por valores que giram em média em torno de AU$150 a AU$450 (alguns lugares já estão inclusos os valores das contas e outros não)

Dividir quarto

Chegou uma época, que quis economizar mais dinheiro (vida de estudante aqui não é fácil e barata) então em busca de quartos para dividir.

Existem diversas grupos no Facebook que vão te ajudar muito aqui nessa parte do caminho. Basta você digitar: Brasileiros em ... (cidade em que você quer morar ou já mora) lá é uma opção de conhecer pessoas que estejam procurando outras pessoas para dividirem quarto. Aqui a dica do sites https://www.gumtree.com.au/ e https://flatmates.com.au/ também vale, pois você também ira encontrar vagas anunciadas de quartos para dividir.

Prós:

- Economizei mais ainda rs
- Conheci muita gente interessante

Contras

- Privacidade 0, não tem como =/
- Pessoas comem suas comidas :(

Alugar apartamento

Para visitar um apartamento/casa, você terá que ficar atenta aos dias das inspeções – são cinco minutos, às vezes em uma tarde de sábado para conhecer o local. O corretor abre a porta, os interessados visitam e depois apresentam os documentos necessários. Aí complica um pouco. Por isso, é mais fácil alugar uma casa depois de um tempo no país.

Porque diferente do Brasil, aqui as pessoas "disputam" os apartamentos (várias pessoas podem aplicar para o mesmo apartamento, dai eles escolhem o melhor candidato*), além disso é necessário apresentar algumas referências de cidadãos australianos, passaporte e visto, comprovante de renda daqui ou uma carta de suporte financeiro. 

Sites que usei:

https://www.domain.com.au/

https://www.realestate.com.au/buy

*mesmo que esteja tudo certinho, pode ser que o proprietário não queira alugar para alguém com seu perfil – então a busca vai recomeçar. Ao ser aceito, começa o processo de pagamento. 

Importante: A palavra Bond será bem recorrente em todos em qualquer caso de moradia que você opte– Bond nada mais é do que um depósito (caução) de 2 ou 4 semanas de aluguel pago quando a quarto/casa/apto é alugada(o). O valor pode ser recebido de volta ao final do contrato – em geral de 12 meses – se nenhum dano à propriedade for constatado.

Espero ter ajudado vocês <3 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Médicos Brasileiros na Austrália

Dentista na Austrália - Um guia para as que moram aqui ou estão vindo

TFN - Como fazer seu Tax File Number na Austrália